Moraes participa de evento sobre liberdade com Mercury e Wyllys

No encontro virtual, o ministro disse ser contra censura prévia, mas a favor de responsabilização por atos e falas

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, participou, nesta terça-feira (23), do III Encontro Virtual Sobre Liberdade de Expressão, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os convidados do evento estavam o ex-deputado federal Jean Wyllys, a cantora Daniela Mercury e o ministro Mauro Campbell, do Tribunal Superior Eleitoral.

Na ocasião, Moraes se declarou contrário à censura prévia e um defensor da liberdade de expressão, mas frisou que as pessoas precisam ter “coragem” para arcar com as consequências de suas falas.

O magistrado foi o responsável por decretar a prisão de figuras como o deputado federal Daniel Silveira, o ex-presidente nacional do PTB Roberto Jefferson e o jornalista Oswaldo Eustáquio, em inquéritos que apuram declarações e atos considerados antidemocráticos.

– Você fala o que quiser, você se expressa como quiser, só que você será responsável pelos seus atos. Não existe a construção de uma democracia com absoluta liberdade se não houver responsabilidade pelos seus atos – defendeu Moraes.

III Encontro Virtual Sobre Liberdade de Expressão Foto, Reprodução,Youtube

Na avaliação do ministro do STF, o Brasil vive um trauma causado pelos períodos de exceção – o que, na sua visão, gera a noção de que “liberdade de expressão é tudo”.

– Temos que superar esse trauma. Discurso de ódio não é liberdade de expressão. Atentado contra a democracia não é liberdade de expressão – assinalou.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.