Lei proíbe uso de mochila nas costas dentro de elevadores

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro criou uma lei que torna obrigatória a fixação de cartazes de instrução sobre o modo correto de carregar mochila dentro de elevadores, vagões de metrô, ônibus e até mesmo shopping centers.

Segundo os legisladores, os cartazes devem ser confeccionados com material plástico ou metálico ou adesivo, de grande durabilidade e resistência, e precisam ter no mínimo uma área de setecentos centímetros quadrados.

Importante: os cartazes devem ser instalados em local de fácil leitura.

Quem não seguir as regras, conforme indicado na imagem acima, está sujeito ao pagamento de R$ 1.000 em multa. A cada mês que for constatado o não cumprimento da medida, será cobrada nova multa acrescida de 50%.

Lei nº 5.292 foi promulgada em 28 de agosto de 2011.

Se não fosse o Estado, quem ensinar o cidadão a utilizar mochila de maneira correta?

Leis Absurdas do Brasil

Segundo o economista André Costa, autor do livro Leis Absurdas do Brasil (LVM Editora), existem 180 mil normas vigentes no país. “O Brasil já editou e publicou, desde a Constituição Federal de 1988, mais de 5,4 milhões de textos normativos”, afirmou. “São 769 normas por dia útil.” Ou seja, uma a cada dois minutos.

O economista divulga esses projetos absurdos nas redes sociais desde 2016. Por sugestão do cientista político Adriano Gianturco, professor do Ibmec, ele reuniu no livro os 51 mais esdrúxulos.

TERRABRASILNOTÍCIAS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.