Com mundo em crise, PIB da China salta 8,1% em 1 ano

É o maior crescimento registrado nos últimos 10 anos será que é preciso desenhar?

Apesar da crise econômica e social que atinge as maiores potências do mundo, a China parece voar em “céu de brigadeiro”. Isto porque o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 8,1% em 2021, se comparado ao ano anterior. Este é o melhor resultado nos últimos 10 anos, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (17).

Para se ter uma ideia, em 2020, o país registrou crescimento de apenas 2,2%. Em cada um dos três primeiros trimestres, a China manteve crescimento de 4,9%, e fechou o ano com 4,4% – reflexo de um repique da pandemia que levou ao confinamento de diversas cidades.

Primeiro país a registrar casos de Covid-19, a China também foi o que voltou à “normalidade” mais rápido. No entanto, 2022 lança desafios ao gigante asiático, que impôs uma rígida quarentena a milhões de cidadãos em função sua política de “Covid zero”.

Um dos efeitos do novo surto de Covid-19 no país atingiu os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que começam no próximo dia 4. O Comitê Organizador anunciou nesta segunda-feira a suspensão da venda de ingressos ao público em geral. A organização informou que os tíquetes serão distribuídos a grupos específicos de torcedores.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.